Fonte: sindicomerciariosviamao.com.br

Desde a reforma trabalhista ocorrida no ano 2017, onde quase 100%(cem por cento) das alterações na CLT beneficiaram apenas a classe patronal, o grande objetivo da maioria dos empregadores ainda é acabar com os Sindicatos no Brasil.

Os ataques que boa parte da imprensa, e a esmagadora maioria dos empresários fazem contra os sindicatos, às vezes são vistos por empregados inocentes, como a melhor coisa que poderia acontecer, pelo simples fato de não querer contribuir com a entidade sindical, ou seja, quer a prestação de serviço, mas tem quem ser gratuita.

Porém, não sabem que a destruição dos Sindicatos visa por fim nos direitos dos trabalhadores.

O fim do direito adquirido de acordos e convenções coletivas foi o primeiro passo, ao inserir na CLT o fim da ultratividade, que dá ao empregador o direito de retirar todos os benefícios não previstos em lei, mas previstos em Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.

Direitos trabalhistas, tais como anuênios, triênios, quinquênios, outros auxilios e gratificações podem ser retirados do seu contracheque, legalmente, ao término da vigência de um instrumento coletivo (acordo ou convenção).

Quando o empregador estimula o empregado a fazer oposição aos descontos, estimula a desfiliação ou não filiação ao sindicato, ele simplesmente quer que, você empregado, não tenha quem fale ou lute por ti. Ele te engana, alegando que é economia pra você.

Os Sindicatos são a única força que o trabalhador possui contra os desmandos de boa parte dos empresários. É claro que não são todos, mas boa parte é assim: Não respeita os direitos dos trabalhadores. A prova disso é o número astronômico de ações trabalhistas que são protocoladas na Justiça do Trabalho todos os meses.

O fim da homologação de rescisão obrigatória nos sindicatos foi outra vitória dos empresários, pois boa parte deles não pagam corretamente os direitos trabalhistas e desrespeitam os prazos. Às vezes até por erro ou desconhecimento, o que era corrigido no ato da homologação. Outros não pagam por maldade mesmo.

O SINDICATO é a instituição que melhor atua para assegurar o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e denunciar os abusos.

No contato cotidiano com os trabalhadores, o sindicato toma conhecimento das circunstâncias e das ocorrências que ferem a lei e os acordos e Convenções Coletivas e que aviltam direitos garantidos, e busca defender o trabalhador.

O sindicato é um instrumento de luta coletiva que tem de ser valorizado e fortalecido com a participação ativa dos trabalhadores, tanto na construção da pauta de reivindicações, quanto nas lutas que precisam ser feitas para se conseguir melhores condições de trabalho, renda e benefícios.

Sem o SINDICATO o trabalhador fica à mercê da “boa vontade” do empregador, e este não está preocupado se o salário do seu empregado está sendo sucificente ou não para ele. Pois o objetivo maior da empresa é a obtenção do lucro. O trabalhador é apenas uma ferramenta desvalorizada, que é utilizada para alcançar lucros cada vez maiores.

Os sindicatos, historicamente, têm sido fundamentais para a conquista de direitos dos trabalhadores, porém, atualmente, eles enfrentam diversos desafios para conseguir dialogar com a classe, como se adaptar as novas tecnologias e combater a disseminação de notícias falsas que, cada dia mais, confundem e desinformam a população. Colocando os empregados contra seus defensores.

“Estudo do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade de Campinas (Unicamp), a partir de dados consolidados de 2016, mostra que a maioria das ações trabalhistas na Justiça decorre do descumprimento reiterado dos direitos por parte dos empregadores. E mais, cerca de 60% das ações trabalhistas eram referentes a irregularidades no momento da rescisão dos contratos. O Cesit ainda alerta para as demissões por acordo mútuo, modalidade que já soma mais de 10 mil rescisões, na qual o trabalhador tem direito a receber 80% do FGTS e metade da multa dos 40%”. Disponível em: https://sindicomerciariosviamao.com.br/o-papel-historico-dos-sindicatos-na-defesa-dos-direitos/

 

Lembre-se que a missão dos sindicatos é lutar por melhor qualidade de vida, de trabalho e de remuneração para todos os profissionais da classe, mas você deve fazer a sua parte e conhecer a atuação do seu sindicato para que possa decidir se irá, ou não, apoiar sua manutenção. Então, não deixe de buscar informações sobre o seu sindicato, pois ele pode estar lutando por direitos que você também precisa ou acredita!

Recentemente o STS ganhou uma Ação Civil Pública que beneficiou quase 700 trabalhadores de uma única vez, e eles estão recebendo valores que variam de R$ 100,00 a quase R$ 40.000,00. Isso graças ao trabalho constante do Sindicato, que por direitos que a maioria nem sabia que existia. O STS, defende seus direitos e luta por mais direitos e benefícios para todos os integrantes da categoria.